Não Perturbe!
Sabe
aqueles avisos para colocar na porta do quarto do hotel dizendo “Não Perturbe”?
Pois é, vamos construir um e aprimorar nossas habilidades com o comando
trim.
A primeira providencia é preparar dois círculos concêntricos, sendo
o interno com diâmetro de 6 cm (diâmetro suficiente para passar pela fechadura).
O circulo externo será de 8 cm, garantindo uma diferença de 2 cm que prove
alguma resistência ao aviso (se o aviso foi muito fino, acabará arrebentando no
momento de prender na porta).
Para
facilitar o entendimento os círculos foram preenchidos com cores distintas. O
circulo menor foi deixado por cima, para permitir a aplicação do comando trim.
Selecione ambos os objetos e use o trim (Arrange / Shaping / Trim):
Agora,
temos que construir a parte de baixo do aviso, prendendo um retângulo no circulo
vazado:
Em
tempo:
Antes de prosseguir, uma dica: como achar o centro do
circulo? O retângulo tem que ficar exatamente no centro do circulo, certo? Como
encontrar facilmente esse ponto? Selecione a ferramenta retângulo e passe
vagarosamente o mouse sobre o círculo.
Você
verá a indicação “Edge” sobre todo o perímetro do circulo. Vá em direção ao
ponto que aproxima-se do meio do círculo e veja a indicação mudar para
“Node”:
Acabamos
de encontrar o meio! Cada circulo tem 4
nodes.
Continuando...
Então temos o seguinte
desenho:
Selecione
o circulo azul e pressione “+” no teclado numérico, de modo a duplicar o objeto
sem move-lo. O resultado é visto no Object Manager:
Selecione
então o retângulo e apenas uma das curvas:
Vá
em Arrange / Shaping / Front Minus Back:
Mantendo
apenas o objeto roxo selecionado, clique com o botão da direita e Break Curve
Apart. Agora você pode selecionar apenas o trecho no interior do circulo
azul:
Apague
essa parte e temos a estrutura do aviso pronta:
Agora
podemos preencher nosso aviso com a cor e texto desejados. O resultado final é
apresentado abaixo:
Combinar
ou não os objetos?
Quando terminamos de montar a estrutura,
nossa tendência podia ser de combinar todos os objetos em uma única curva.
Parece lógico mas não faça isso! Quando você combina tudo, deixa de poder criar
um preenchimento e um contorno para cada parte do desenho. Desse modo, mantenha
os objetos separados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário