sexta-feira, 15 de abril de 2011

APRENDA A FEZER A PLACA NÃO PERTURBE! NO COREL X5

Não Perturbe!

Sabe
aqueles avisos para colocar na porta do quarto do hotel dizendo “Não Perturbe”?
Pois é, vamos construir um e aprimorar nossas habilidades com o comando
trim.
A primeira providencia é preparar dois círculos concêntricos, sendo
o interno com diâmetro de 6 cm (diâmetro suficiente para passar pela fechadura).
O circulo externo será de 8 cm, garantindo uma diferença de 2 cm que prove
alguma resistência ao aviso (se o aviso foi muito fino, acabará arrebentando no
momento de prender na porta).

Para
facilitar o entendimento os círculos foram preenchidos com cores distintas. O
circulo menor foi deixado por cima, para permitir a aplicação do comando trim.
Selecione ambos os objetos e use o trim (Arrange / Shaping / Trim):

Agora,
temos que construir a parte de baixo do aviso, prendendo um retângulo no circulo
vazado:

Em
tempo:

Antes de prosseguir, uma dica: como achar o centro do
circulo? O retângulo tem que ficar exatamente no centro do circulo, certo? Como
encontrar facilmente esse ponto? Selecione a ferramenta retângulo e passe
vagarosamente o mouse sobre o círculo.

Você
verá a indicação “Edge” sobre todo o perímetro do circulo. Vá em direção ao
ponto que aproxima-se do meio do círculo e veja a indicação mudar para
“Node”:

Acabamos
de encontrar o meio! Cada circulo tem 4
nodes.
Continuando...
Então temos o seguinte
desenho:

Selecione
o circulo azul e pressione “+” no teclado numérico, de modo a duplicar o objeto
sem move-lo. O resultado é visto no Object Manager:

Selecione
então o retângulo e apenas uma das curvas:


em Arrange / Shaping / Front Minus Back:

Mantendo
apenas o objeto roxo selecionado, clique com o botão da direita e Break Curve
Apart. Agora você pode selecionar apenas o trecho no interior do circulo
azul:

Apague
essa parte e temos a estrutura do aviso pronta:

Agora
podemos preencher nosso aviso com a cor e texto desejados. O resultado final é
apresentado abaixo:

Combinar
ou não os objetos?

Quando terminamos de montar a estrutura,
nossa tendência podia ser de combinar todos os objetos em uma única curva.
Parece lógico mas não faça isso! Quando você combina tudo, deixa de poder criar
um preenchimento e um contorno para cada parte do desenho. Desse modo, mantenha
os objetos separados.

Extrusão DE OBJETOS COMPLEXOS

Extrusão
de objetos complexos






Que tal
começar a testar a extrusão de objetos complexos? Veja o desenho
abaixo:



Como
fica a sua extrusão?



Ou,
com algumas adaptações de cor e luz:




Dica
final:


Está com dificuldade para encontrar a extrusão certa?
Porque não experimenta algumas pré-programadas:

APRENDA A FEZER A PLACA NÃO PERTURBE! NO COREL X5

Não Perturbe!

Sabe
aqueles avisos para colocar na porta do quarto do hotel dizendo “Não Perturbe”?
Pois é, vamos construir um e aprimorar nossas habilidades com o comando
trim.
A primeira providencia é preparar dois círculos concêntricos, sendo
o interno com diâmetro de 6 cm (diâmetro suficiente para passar pela fechadura).
O circulo externo será de 8 cm, garantindo uma diferença de 2 cm que prove
alguma resistência ao aviso (se o aviso foi muito fino, acabará arrebentando no
momento de prender na porta).

Para
facilitar o entendimento os círculos foram preenchidos com cores distintas. O
circulo menor foi deixado por cima, para permitir a aplicação do comando trim.
Selecione ambos os objetos e use o trim (Arrange / Shaping / Trim):

Agora,
temos que construir a parte de baixo do aviso, prendendo um retângulo no circulo
vazado:

Em
tempo:

Antes de prosseguir, uma dica: como achar o centro do
circulo? O retângulo tem que ficar exatamente no centro do circulo, certo? Como
encontrar facilmente esse ponto? Selecione a ferramenta retângulo e passe
vagarosamente o mouse sobre o círculo.

Você
verá a indicação “Edge” sobre todo o perímetro do circulo. Vá em direção ao
ponto que aproxima-se do meio do círculo e veja a indicação mudar para
“Node”:

Acabamos
de encontrar o meio! Cada circulo tem 4
nodes.
Continuando...
Então temos o seguinte
desenho:

Selecione
o circulo azul e pressione “+” no teclado numérico, de modo a duplicar o objeto
sem move-lo. O resultado é visto no Object Manager:

Selecione
então o retângulo e apenas uma das curvas:


em Arrange / Shaping / Front Minus Back:

Mantendo
apenas o objeto roxo selecionado, clique com o botão da direita e Break Curve
Apart. Agora você pode selecionar apenas o trecho no interior do circulo
azul:

Apague
essa parte e temos a estrutura do aviso pronta:

Agora
podemos preencher nosso aviso com a cor e texto desejados. O resultado final é
apresentado abaixo:

Combinar
ou não os objetos?

Quando terminamos de montar a estrutura,
nossa tendência podia ser de combinar todos os objetos em uma única curva.
Parece lógico mas não faça isso! Quando você combina tudo, deixa de poder criar
um preenchimento e um contorno para cada parte do desenho. Desse modo, mantenha
os objetos separados.

TEXTO SOBRE LINHA

TEXTO SOBRE LINHA


Primeiramente
vamos montar um texto artístico e uma curva que pareça adequada:



Selecione
os dois objetos, vá em Text / Fit to Path:



Use
o mouse para selecionar o texto e arrastar até a posição correta:



Por
fim, escolha uma fonte semelhante aquela usada no anúncio. No caso, escolhi
Segoe Script tamanho 18.



Em
tempo:


É mais comum que esse tipo de composição seja feita com
texto artístico, mas o DRAW permite também o uso de textos parágrafo. Mas
atenção: o texto tem que caber INTEIRO sobre a linha. Observe a situação
abaixo:



Quando
fizermos a aderência, apenas um pequeno trecho do texto ficará
visível:

USANDO A BORRACHA

Usando a
borracha




Até aqui
sempre apagamos objetos inteiros, o que nem sempre é o mais indicado. Vejamos o
post anterior, o comprimento da linha acabou sendo maior que o texto artístico,
criando um efeito um pouco desagradável:



Vamos
tentar resolver isso. Selecione a linha:


Selecione
a ferramenta Eraser Tool:



Tente
clicar sobre a linha selecionada para marcar o trecho a ser apagado. O DRAW irá
retornar uma mensagem de erro:



Infelizmente
não podemos apagar trechos de uma linha que está servindo de base para um texto.
Então teremos que contornar esse problema: selecione o texto, clique com o botão
da direita e converta para curva.



Agora
selecione a linha base e a Eraser Tool. Coloque o cursor sobre o inicio do
trecho que deseja apagar:



Leve
o cursor até o final do trecho e clique novamente:



O
resultado é exibido abaixo:



Outro
modo de usar a borracha


Marcar o início e o final do trecho a
ser apagado funciona muito bem para linhas. Mas em outras situações você pode
preferir simplesmente arrastar o cursor na tela mantendo o botão do mouse
pressionado. Confira o resultado:



Não
esqueça: para isso funcionar você precisa ter selecionado o objeto que será
parcialmente apagado antes. E, no caso de texto, ter convertido ele para curva.

VETORIZANDO PONTO A PONTO

VETORIZANDO PONTO A PONTO
Esse Tutorial é sobre vetorização c/ o uso de um dos mais populares editores gráficos que existe... o CorelDRAW.

O desenho escolhido para essa vetorização foi um personagem de VideoGame antigo. O Cool Spot. Um desenho bem simples. Vou mostrar um passo a passo minucioso, com bastante figuras, p/ que nenhum detalhe seja perdido. Apenas p/ os novatos entenderem melhor alguns comandos.
Vetorizar um desenho é muito importante pois, depois de vetorizados, podemos dimensionar, trocar cores e, principalmente, garantir a qualidade da impressão.
Segue o GIF do desenho escolhido.
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Vamos vetorizar apenas o personagem.

As ferramentas utilizadas nessa vetorização:
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- Ferramenta Seleção (Essa é básica)

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- Ferramenta Zoom (Outra ferramenta básica)

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- Ferramenta Bézier (A melhor p/ marcar os pontos)

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- Ferramenta Forma (Muito importante p/ definirmos as curvas)

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- Converter linha em curva (Deixa as linhas retas c/ opções p/ curva-las, quando preciso)

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- Ferramenta Interseção (Muito útil). Nesse tutorial, vou mostrar um MACETE c/ essa ferramenta.


Vamos ao Tutorial.

01) Abra o CorelDraw e importe o GIF. Após inserir a figura, salve e nomeie o arquivo. Novatos tem o péssimo hábito de fazer um trabalho e só salvar após concluir o serviço. Nada contra, mas se a máquina travar ou der uma queda de energia, vai ter que refazer todo o trabalho. Gosto nem de lembrar (risos).
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02) Com a ferramenta Zoom
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ou apertando a letra (Z),
faça uma aproximação do desenho. O zoom é muito importante p/ definir melhor onde serão colocados os pontos (nós).
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03) Agora vamos a escolha dos pontos. Selecione a ferramenta bézier
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. É com ela que tudo começa.
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04)Antes de começar a escolher os pontos, é importante a escolha de uma cor p/ o contorno. De preferência, uma cor bem viva e que não seja muito predominante no desenho. Nesse caso, vamos escolher o AMARELO (meu preferido p/ essa função). Na barra de ferramentas CORES, clique c/ o botão direito do mouse na cor AMARELO

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Nota: Quando abrir uma janelinha de confirmação p/ mudança de cor, clique em OK. À partir daí, todo o contorno que fizer no desenho, vai vir c/ a cor AMARELO padronizada. Não se preocupe, a escolha vai deixar o amarelo como padrão apenas nesse arquivo. O Padrão geral em qualquer outro arquivo criado vai continuar sendo o preto.

05) Uma regra básica. Quando vetorizamos qualquer desenho, é muito importante começar pelas partes maiores. Nesse caso, temos que marcar, ponto a ponto, o contorno geral do desenho (cor preto). Com a ferramenta bézier, vamos começar pela parte do corpo.

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Nota: De início, foram dados 8 pontos à partir do lado esquerdo (braço) até o outro braço. Veja na seta branca onde simulei c/ algumas bolinhas em vermelho. É muito importante encurtar, o máximo possível, os pontos dados no desenho. Vamos continuar.

06) Depois de marcar cada ponto do contorno, vejam como ficou.

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Nota: Ao todo, foram dados apenas 76 pontos até o fechamento completo do contorno no mesmo ponto de onde começou. Poderia até ser uma quantidade menor de pontos, mas já é o suficiente.

07) Agora que vai começar a brincadeira. Vamos começar a definir as curvas. Clique na ferramenta FORMA
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ou aperte F10.
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08) A primeira coisa a fazer com a ferramenta forma, é transformar todos os traços em curva (não que vá curvar, obrigatoriamente, cada um dos traços). Com a ferramenta forma selecionada, clique em quaisquer dos pontos ou linhas feitas pela ferramenta Bézier e aperte Ctrl+A. Vai ver que todos os pontos vão ser selecionados simultaneamente. Agora, clique na opção converter linha em curva
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. Todas as linhas vão estar liberadas p/ serem curvadas. Mas não é obrigado curvar todas elas
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Nota: Acontece que, tem muitos iniciantes, até mesmo profissionais de longas datas, que utilizam essa ferramenta linha por linha quando precisam curva-las. Considero isso uma grande perda de tempo.

09) Agora é só começar a fazer as curvas nas linhas necessárias. Com a ferramenta FORMA selecionada, clique, segure a linha no centro dos 2 pontos e puxe p/ lado, como se tivesse formando uma barriguinha. Puxe até deixar como está na figura.
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10) Na próxima linha, vamos fazer de uma outra maneira. Clique no centro da linha, segure e arraste até onde mostra a figura abaixo.

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11) Como na figura abaixo, clique no ponto onde mostra a seta 1 e após aparecer os pontos imaginários, como mostra as setas 2 e 3, arrasteos até que o contorno cubra o limite do desenho.

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12)Repitam os procedimentos de curva desmostrados acima em todas as outras linhas até que todo o contorno do desenho fique completo. É hora de salvar (Ctrl+S).

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13) Agora é criar os pontos e fazer as curvas de todas as outras partes do desenho como: corpo (vermelho), Mãos (branco), botas (branco) e as formas restantes. Comecei pelo corpo e boca. O óculos já faz parte do preto.

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Nota: Cada parte feita em um desenho no CorelDraw, entende-se como objetos. Até agora, fizemos 6 objetos. Para fazer a boca basta usar a ferramenta Círculo.

14) Agora, passamos a vetorizar as mãos, braços e vamos partir p/ bota. Após vetorizar o objeto que corresponde ao tênis e o círculo (ver figura abaixo), é preciso combinar os mesmos. Ative a Ferramenta Seleção
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e clique no objeto maior (bota). Agora, segure a tecla Shift e selecione o círculo. Vai ver na barra de Status que o programa selecionou "2 objetos em camada 1". Depois de selecionados, clique na opção COMBINAR
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ou aperte o atalho Ctrl+L. Essa opção aparece na barra de propriedades quando a ferramenta seleção é ativada e os objetos selecionados. Como resultado da combinação, os 2 objetos tornaram-se um só. Se pintar esse objeto c/ qualquer cor, vai ver que o círculo vai se manter inalterado. Depois faça o círculo que corresponde ao vermelho. Não esqueça de salvar (Ctrl+S).

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15)Vamos ao macete da vez. Conheceremos uma ferramenta muito útil nas vetorizações. Nunca ninguém me mostrou essa técnica, aprendi c/ o tempo, mas acredito que vários profissionais devem usa-la. Se você ainda não conhece, trate de aproveita-la. É muito útil.

A bota tem uma cor mais escura. Faça a vetorização como mostrado na figura abaixo.

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Nota: O contorno azul representa a parte mais escura. Selecione a bota e esse contorno depois utilize a opção interseção
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. Agora apague o contorno que aqui está representado pelo azul. Agora termine a vetorização da outra bota.
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Nota: No 2º tutorial (em breve), teremos um passo a passo c/ a ultilização de diversas ferramentas p/ ajudar a ganhar tempo nas vetorizações, confira.

16) Depois de contornar todo o desenho vem a parte mais divertida, COLORIR. Selecione todos os objetos desenhados e coloque ao lado do desenho original e mude a cor do contorno p/ o preto. Pode deixar em amarelo se preferir, mas ofusca um pouco a vista.
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17) Clique em cada objeto e coloque uma cor igual ou parecida c/ o desenho original. Mas pode colorir a gosto. Todo o contorno (preto) vai ser colorido por último.

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18) Agora, selecione o contorno maior e pinte de preto.
Suma c/ todos os contornos dos objetos. Selecione todos os objetos c/ a ferramenta seleção e clique c/ o botão direito do mouse na opção mostrada pela seta vermelha na figura abaixo.

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19) Fim da vetorização. O que precisa agora é usar a ferramenta forma  p/ melhorar alguns pontos e contornos. Como o desenho foi feito à partir de uma matriz em GIF, é normal não acertamos alguns pontos e contornos de primeira, só vamos notar isso após colorir todo o desenho.