quinta-feira, 14 de abril de 2011

Melhorar um retrato

Para editar um retrato no Photoshop CS5, não é necessário utilizar inúmeras
ferramentas para que a foto fique, no mínimo, diferente e com melhor aspecto. A
intenção nesta fotografia é dar-lhe ligeiramente mais luminosidade e fazer com
que a pele pareça mais suave removendo algumas
imperfeições/cicatrizes.





Objectivo:





A
primeira coisa a fazer é ajustar os níveis de preto/branco e as curvas
(luminosidade). Para isso fazemos "Image/Adjustments/Levels..." (ou CTRL+L).
Posteriormente "Image/Adjustments/Curves..." (ou CTRL+M). Neste caso ajustei da
seguinte forma:



NOTA: Os valores
são variáveis consoante o tipo de luminosidade e correcção que a foto
necessita.


De seguida vamos usar um "truque" que utilizo muitas
vezes para remover algumas imperfeições da pele e dar-lhe um toque mais suave.
Para isso
utilizamos a ferramenta Spot healing brush" .
Fazemos
então o seguinte: criamos uma cópia da nossa imagem para que possamos trabalhar
por cima do original e alterar a opacidade e rigidez com que estamos a executar
o trabalho. Para isso basta fazer CTRL+J (ver postagem dos atalhos em caso de
dúvida). Devemos ficar com algo deste género:


Para que o "truque" resulte na perfeição, é
necessário que a opacidade/opacity da layer esteja entre os 35 e os 40%. A seguir
basta pontear a fotografia com a spot healing brush. Para uma imagem de
1000x650, é suficiente utilizar um brush de raio 80 mas tudo depende da
quantidade de área que queremos "limpar". Ter em atenção que não se deve usar a
ferramenta nos contornos da fotografia como o nariz, a boca, etc... (no caso
deste exemplo). A ferramenta deve ser sempre usada sobre a área mais uniforme;
neste caso a pele. Ficará algo semelhante a isto:



Agora temos que unir as duas
layers uma vez que uma etapa já está concluída.
Basta fazer CTRL+E. De seguida vamos eliminar as imperfeições que não queremos
na pele. Para isso existem duas ferramentas no Photoshop que podem ser usadas para o efeito:
a Stamp tool e a Healing brush tool. Neste caso usei a Healing brush tool
.
É uma ferramenta simples de usar: depois
de seleccionada pressionamos a tecla ALT e "clicamos" na zona limpa mais próxima
da imperfeição. Depois basta largar o botão, clicar na zona que queremos
eliminar e
voilá! Vê a seguir o exemplo:

Agora vamos acentuar ligeiramente o
vermelho da camisola e o tom azulado do fundo da foto para que o retrato ganhe
mais vida. Para isso costumo usar um truque que me permite salvaguardar a pele
de ficar também avermelhada. Duplicamos de novo a
layer e com a borracha apagamos a pele com cuidado.
Desta forma, quando formos trabalhar a cor, o tom de pele não será afectado.
Vamos então acentuar os vermelhos e azuis: Image/Adjustments/Selective color...
Neste caso usei os valores abaixo.

Fazemos CTRL+E novamente para unir as
duas
layers e vamos dar um toque de brilho
aos olhos. Nesta situação uso a ferramenta
dodge tool Como queremos dar brilho aos olhos e evitar
que fiquem opacos, vamos alterar o
Range e o Exposure para Highlights e para o valor de 58% +/- (na barra
das opções)

A seguir basta clicar com o brush nos olhos. Não convém clicar demasiadas vezes
senão a imagem fica "queimada". Para evitar isso usamos um
brush do tamanho aproximado dos olhos. Deverá ficar
algo deste género:

Agora vamos retirar um pouco de opacidade
e dar mais saturação à imagem para que fique um pouco mais viva. Então:
Image/Adjustments/Brightness-Contrast... Mais uma vez, os valores dependem da
intensidade que se quer dar à cor da fotografia. Eu fiz o
seguinte:

Chegámos à parte final da imagem. Agora
vamos dar-lhe mais nitidez e detalhe usando um filtro fantástico que incorpora o
Photoshop CS2: o filtro
Smart Sharpen. Para isso: Filter/Sharpen/Smart
sharpen... E basta ajustar a percentagem consoante o detalhe que queremos dar à
foto. Vê o exemplo:

No caso de não terem o Smart sharpen,
podem usar o filtro
sharpen apenas. O resultado será ligeiramente
diferente mas ainda assim bom.
E pronto! Está terminada a foto e concluído o
objectivo. Não esquecer que ao salvar devemos manter os valores de qualidade
elevados para preservar a fotografia ao máximo.


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